domingo, 12 de abril de 2009

OSCAR 2009

Bom vamos lá. Nada melhor para “estreiar” um blog em que um dos assuntos principais será cinema, do q começar falando do Oscar.
O quê que foi a premiação desse ano? Fazia tempo que eu não via uma entrega do Oscar tão legal, bem produzida e emocionante. Hugh Jackman me surpreendeu como anfitrião. Estava seguro, simpático e segurou bem a festa. Mas seus pontos altos da noite foram dançando e cantando em apresentações musicais bem coreografadas e de encher os olhos.
Quanto aos prêmios, boas surpresas: a Academia ter premiado Sean Penn como melhor ator por seu papel em Milk é um grade avanço em relação ao preconceito e em como Hollywood está começando a abrir os olhos para os homosexuais. O discurso de Sean Penn pedindo igualdade e que as pessoas pensassem melhor em relação ao casamento gay foi emocionante. O discurso do roteirista do filme então nem se fala. Ele disse, emocionado, q Deus ama todos os gays.
A vitória de Kate Winslet também foi emocionante e mais q merecida em vista q essa era sua 6 indicação. Não teve como não se emocionar com ela contando q quando era criança costumava sonhar com aquele momento e que usava a garrafa de shampoo imaginando ser o Oscar. Antológico...
O prêmio para animação(um dos mais esperados por mim pois sou fã de animação) foi merecidamente e sem nenhuma surpresa para WALL-E. Eu amo os 3 filmes que concorreram de paixão, seria ótimo se pudesse dividir o Oscar em 3 e cada um levar uma parte. Mas, como isso não é possível e apenas um pode ser eleito, sem dúvida alguma este deve ser WALL-E, um dos melhores animados de todos os tempos. É impressionante como a Pixar conseguiu fazer um filme sério, sensível e emocionante ao mesmo tempo sem usar quase nenhum diálogo, coisa que eu só vi nos filmes de Charles Chaplin!!! Filme maravilhoso e é obrigatório na coleção de qualquer cinéfilo.
Outra parte que também mereceu destaque foi a belíssima homenagem aos musicais. Beyoncé estava divina e Hugh Jackman surpreendente. O medley com as musicas dos grandes musicais do cinema também foi muito bem feito e escolhido.
A vitória de Heath Ledger como ator coadjuvante também não foi nenhuma surpresa, sendo que de todos os personagens coadjuvantes da disputa, nenhum roubou tanto a cena a ponto de apagar o protagonista ou até se tornar o próprio. Portanto não tinha como ser pra outro mesmo.
Mas a maior surpresa foi mesmo Quem quer ser um milionário? O filme surpreendeu e levou 8 dos 10 prêmios a qual concorria. Merecidamente! O filme é maravilhoso! Na apresentação das melhores músicas indicadas o filme também deu um show. Aquela dança indiana no palco foi incrível. Pelo visto, Hollywood se rendeu a sua parente distante, Bollywood. A Índia dominou o Oscar. E não dá pra negar q a vitória foi bonita. No geral o Oscar desse ano não foi tão monótono como muitos costumam achar, não teve discursos muito chatos e cansativos, pelo contrário, a maioria foi emocionante e coerente e conseguiu me deixar ligado até o final sem bocejar de sono. Por isso, meu saldo da premiação esse ano foi bem positivo e eu espero q eles se mantenham assim para as premiações futuras. A nós só resta acompanhar os filmes de 2009 para começar a fazer nossas listinhas dos melhores do ano e esperar 2010 chegar pra conferir se os nossos favoritos vão estar lá e se Hollywood vai estar tão inspirada, tão leve e tão justa como na grande festa q foi esse ano. Abraços e comentem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário