sábado, 18 de abril de 2009

MOMENTO BRUNO RECOMENDA- MARCO DE WALT DISNEY, "PINÓQUIO" CHEGA ÀS LOJAS EM DVD

A animação Pinóquio está completando 70 anos e ganhou como comemoração uma edição especial para colecionadores e fãs de animação -
Um dos maiores clássicos da Disney, PINÓQUIO chegou aos cinemas em 1940.
Inicialmente um fracasso de bilheteria, PINÓQUIO se tornou com o passar do tempo, um dos filmes mais populares e prestigiados da Disney e é lembrado até hoje pelo seu enorme requinte artístico e tecnológico, sendo considerado por muitos uma aula de animação. Críticos e historiadores sustentam que é, de longe, a animação mais perfeita da Disney. Sem as ferramentas que a digitalização coloca hoje ao alcance dos animadores, os diretores de Pinóquio, Ben Sharpsteen e Hamilton Luske, construíram cenas imortais.
Agora, anos depois, finalmente temos uma edição dupla, restaurada, remasterizada e cheia de extras.
Recheada de atrativos, esta edição deverá satisfazer os colecionadores e fãs que aguardaram mais de oito anos por esse DVD.

Essa fantástica obra-prima de Walt Disney,que ensinou milhares de crianças a pedirem desejos às estrelas e a "ouvir a sua consciência"está celebrando o seu 70º aniversário.
A imortal história da marionete de madeira e do seu generoso dono, o fabricante de brinquedos Gepeto, está agora disponível para toda uma nova geração.
Vencedor de dois Oscars da Academia para Melhor Trilha sonora e Melhor Canção (When You Wish Upon a Star), Pinóquio relembra-nos o poder do amor, da família e da necessidade de acreditarmos nos nossos sonhos.

O DVD de “Pinóquio- edição de 70 aniversário” apresenta o clássico pela primeira vez em alta definição, com uma restauração digital impecável de som e imagem e traz um grande material que retrata a história da animação e mostra como o filme foi feito além de trazer entre vários outros extras, um final alternativo nunca visto, um videoclipe da canção tema vencedora do Oscar, um making of de uma hora de duração, entrevistas e muito mais...

É muito interessante assistir, por exemplo, um depoimento de um dos produtores que revela que o Grilo Falante, um dos personagens mais importantes e fundamentais no filme, no conto original era um mero coadjuvante, fazia apenas uma ponta e ainda era esmagado por Pinóquio.
Foi Walt Disney, achando que o filme precisava de um personagem marcante para contracenar com Pinóquio, quem simpatizou com o personagem e resolveu aumentar sua participação na história e dá-lo maior importância, fazendo dele uma espécie de consciência do boneco. O personagem acabou fazendo tanto sucesso que se transformou na figura mais famosa e lembrada do conto e um dos personagens mais conhecidos das histórias infantis.
O making of também fala de muitos aspectos técnicos bacanas como a inovação na câmera multiplano (perceptível em uma fantástica cena que mostra a vila em que Gepeto vive do alto acompanhando um vôo de pombos), surpreendentes efeitos na água para a época (como textura e profundidade), além do trabalho na concepção de modelos e maquetes (o nascimento de um departamento fundamental na Disney). Sem dúvida, uma dos melhores trechos é quando os historiadores e convidados abordam a perseguição da baleia, o clímax do filme.

Mas o mais importante mesmo é o próprio desenho e a sua extraordinária qualidade, inclusive técnica.
Quem assistir ao filme hoje em dia pela primeira vez pode até achá-lo bobo e infantil demais, mas lembre-se de que o filme foi produzido em 1940, uma época absolutamente diferente da que vivemos hoje, uma década difícil historicamente, e que para aquele tempo o filme foi um grande avanço tecnológico e representou muita coisa.

Começando pela perfeição da animação dos personagens e dos cenários, o que causou um espanto na época. Nunca se tinha visto desenhos tão perfeitos e realistas. Todos queriam saber como Walt Disney havia conseguido feições e movimentos humanos tão perfeitos em um desenho animado, o que na época era dificílimo de fazer.

A beleza e a perfeição do filme e da animação impressionaram tanto que marcaram a história do cinema daquela época, fazendo o filme se tornar uma referência (até hoje) para animadores do mundo inteiro.
Hoje em dia pode até não impressionar tanto, devido a todos os avanços tecnológicos que a computação gráfica já proporciona, mas isso dá ainda mais valor a obra se imaginarmos que tudo foi feito numa época em que nem se sonhava ainda com computação e que toda aquela perfeição foi feita à mão, cada desenho, cada cena, cada detalhe foi cuidadosamente pintado e desenhado à mão sem a ajuda de nenhum item tecnológico. É arte pura!

Portanto se achá-lo bobo ou infantil, procure assisti-lo novamente mas com a cabeça naquela época e tente imaginar o que tudo aquilo representou para aquele tempo.
Tente olhar e sentir o valor histórico da obra.

Walt Disney como sempre, e como grande gênio artístico que era, estava sempre à frente de seu tempo e lançando coisas que assombravam suas épocas.
Esse filme tem um valor histórico enorme e tem um grande valor também para a carreira de Walt Disney, para a história do cinema, da animação e para a década de 40. E para as décadas e gerações futuras, que agora tem a oportunidade de conferir esse clássico nas mais modernas e melhores mídias da atualidade e podem desfrutar do filme com a melhor imagem e som que ele já pôde oferecer.

Por tudo que representa historicamente e obviamente por ser um clássico lindo e emocionante (sou suspeito para falar, pois sou fã do filme e de Walt Disney) ele merece estar em destaque em qualquer coleção e ser bastante apreciado hoje e pelas gerações futuras.

O filme está sendo lançado agora em abril, dentro da coleção PLATINUM, o que significa que ele é um dos 20 clássicos mais raros e importantes da história do estúdio. Portanto, quem faz a coleção já sabe, ele ficará nas lojas por um tempo limitado. Depois do tempo estipulado, será recolhido e só voltará a ser vendido 8 anos depois para a próxima geração.
Eu já garanti o meu e não canso de assistir o filme e ao festival de extras. São horas de diversão, fantasia e excelente conteúdo histórico.
Para os cinéfilos, esse filme em DVD comemorativo é um marco!

Portanto, garanta logo o seu, pois eu o considero uma pérola, uma jóia preciosa e imperdível em qualquer coleção.

O filme que ensinou a mim e ao mundo a fazer um pedido para uma estrela e a acreditar nos nossos sonhos.

Altamente recomendado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário