sábado, 5 de setembro de 2009

MOMENTO BRUNO RECOMENDA: "UP- ALTAS AVENTURAS"



Gente, é muito emocionado que venho falar para vocês que hoje eu tive o PRIVILÉGIO de assistir a um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida.
É difícil conseguir apenas uma palavra para definir "UP- Altas Aventuras".
O filme é lindo,liríco, poético, dramático, engraçado, sensível, tocante. Emocionante!
A prova de que as idéias da Pixar não tem limites e jamais, mas jamais chegam ao fim.
O longa mostra(mais uma vez) toda a sensibilidade e genialidade do estúdio.
É incrível! Quando se pensa que o estúdio lançou a sua maior obra prima e que será difícil ter uma outra história que irá bate-la, eles surpreendem novamente e lançam um novo trabalho ainda mais genial e que consegue superar o anterior.
Guardo as cenas e me emociono com quase todos os filmes da Pixar, como a cena das lembranças da cowgirl Jessie em "Toy Story 2", com o "Gatinho" final de "Monstros S.A",
pelo flashback do Anton Ego em "Ratatouille" e pela paixão pura e incondicional de "Wall-E" pela Eva.
Ainda assim, confesso que me surpreendi ao perceber que já estava chorando apenas dez minutos depois do início de "UP".
O filme começa com uma sequência absolutamente comovente que em poucos minutos mostra
a bela história de amor entre Carl Fredricksen e Ellie, da infância à velhice. Com uma narrativa extremamente elegante, a introdução retrata, quase sem diálogo algum, a rotina de um casal que, sonhando com uma viagem para a América do Sul e com uma casa cheia de bebês, é obrigado a se adequar à realidade à medida que as dificuldades e decepções do cotidiano se atiram em seu caminho. E quando esta seqüência chega ao fim, não apenas o filme já nos conquistou e emocionou como ainda estabeleceu, de uma forma incrivelmente eficiente, as motivações e a personalidade do interessante protagonista.
O brilhantismo da Pixar, aliás, pode ser comprovado na maneira segura e inteligente com que a história é conduzida. "UP" mostra bem que é capaz de oscilar com talento entre o drama e a comédia.
A animação é um espetáculo à parte. O visual do filme e dos personagens é incrível até nos pequenos detalhes. Notem como a barba de Carl começa a crescer com o passar do tempo, um pequeno detalhe, que para mim mostra bem porque a Pixar se distingue dos outros estúdios de animação.
As cenas de ação são primorosas e espetaculares, em especial, toda a sequência final do filme, em que o protagonista e o vilão lutam encima de um dirigível em movimento acima das nuvens, no que podemos chamar de Altas Aventuras mesmo. Espetacular!
Sem falar na magnífica cena do embate entre os dois em que podemos notar os estragos que a velhice causa na vida de uma pessoa.
As "armas" usadas por eles e as piadas envolvendo a velhice nesta cena, são absurdamente geniais!!!
Também não posso deixar de falar de Chico Anysio, um dos melhores atores do Brasil, que continua maravilhoso ao mostrar capacidade de transmitir uma infinidade de emoções apenas com o uso de sua voz. Sua dublagem está incrível!
Outro fator importante é que eu perdi a minha avó no meio do ano passado e talvez por isso o filme tenha me tocado e emocionado tanto. Sinto muito a sua falta e em vários momentos me fez lembrar muito dela e era impossível segurar as lágrimas que desciam pelo meu rosto. O filme é uma grande e linda homenagem a todos os vovôs e vovós.
O filme toca em vários temas sérios e adultos como a velhice, a perda, as frustações da vida, mas sempre com muita sensibilidade.
A mensagem da história é clara: Nunca é tarde demais para realizarmos os nossos sonhos e fazermos o que temos vontade.
O filme é sobre realizações e conquistas.E coragem para romper barreiras. É sobre o amor.
Sem dúvida alguma, um dos melhores filmes já feitos e um dos filmes em que eu me senti lisonjeado de ter assistido, em que eu saí do cinema emocionado, encantado, abestalhado, perplexo, sem rumo, sem saber o que falar ou que fazer. Só queria chorar. E com uma enorme vontade de encontrar um dos realizadores para poder gritar um alto e sonoro "OBRIGADO! Obrigado por essa fantástica experiência que vocês me proporcionaram e por essa grande lição de vida que eu vou levar por toda a minha existência.
"UP" é LINDO, OUSADO, ENGRAÇADO, DRAMÁTICO, INTENSO, POÉTICO, MARAVILHOSO, SENSÍVEL, TOCANTE, GENIAL, EMOCIONANTE. "UP" É DEMAIS!!!
Corram para ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário