quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DIA "UP- ALTAS AVENTURAS": CURIOSIDADES, BASTIDORES E ENTREVISTA COM CHICO ANYSIO

Amanhã acontece a estreia nacional do filme "UP-Altas Aventuras", nova produção dos estúdios Disney e Pixar, nos cinemas de todo o Brasil.
Para comemorar a chegada desse aguardado lançamento(pelo menos para mim), durante o dia de hoje e de amanhã vou postar várias matérias e novidades a respeito do filme.
Fiquem ligados e divirtam-se.

Em "UP: Altas Aventuras", vamos conhecer Carl, um senhor idoso que passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Porém, aos 78 anos de idade, a oportunidade parece ter passado por ele até que uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell lhe dão uma segunda chance na vida.

Para começar, to postando uma série de curiosidades sobre os bastidores e a produção do longa:

# Up – Altas Aventuras é o décimo filme do estúdio Pixar Animation e o primeiro filme da Disney•Pixar a ser apresentado em Digital 3D.
# Quase 70 animadores trabalharam em Up – Altas Aventuras durante o ápice da produção. Uma equipe de quase 375 membros/ componentes/ funcionários da Pixar foi responsável pela criação do filme.
# O supervisor e diretor técnico Steve May e sua equipe criaram um conjunto de 10.297 balões para fazer a casa de Carl flutuar ao longo da maior parte filme. Esse número mais que dobrou, para 20.622, para a cena dramática na qual a casa se solta de sua base pela primeira vez. May e sua equipe calcularam que cerca de 26,5 milhões de balões seriam necessários para erguer uma casa de verdade.
# Paradise Falls, o destino dos sonhos de Carl no filme baseia-se em Angel Falls, na Venezuela (a mais alta queda d'água do mundo com mais de mil metros). No filme, por razões artísticas, Paradise Falls é muito mais alta, com quase três mil metros.
# O diretor e roteirista, o co-diretor e outros integrantes-chave da equipe de produção de Up – Altas Aventuras fizeram uma viagem de pesquisa à Venezuela para explorar o “mundo perdido” das montanhas tepuis. A equipe escalou 1.600 metros até o topo do Monte Roraima (o mais alto e mais famoso dos 115 platôs) e depois seguiu de helicóptero para Kukenan. Os intrépidos exploradores da Pixar encontraram formigas mortais, cobras venenosas, escorpiões e rãs miniatura durante a viagem.
# John Ratzenberger é o único ator a fazer uma voz em todos os 10 filmes da Disney•Pixar. Além de seu mais recente personagem de Tom, o capataz de construção em Up – Altas Aventuras, ele fez a voz do charmoso e perspicaz Hamm, o porco-cofrinho de Toy Story, reprisado em Toy Story 2 e no inédito Toy Story 3; a de uma mosca em Vida de Inseto; a de Yeti, o monstro da neve em Monstros S.A.; a de um peixe-galo em Procurando Nemo; e a de um personagem filosófico chamado Underminer em Os Incríveis; a de Mack em Carros; a de Mustafa, o garçom-chefe em Ratatouille; e a de John, um humano que vive a bordo da nave espacial Axiom em Wall-E.
# Carl é o personagem humano mais complexo já criado pela Pixar. Seu desenho é simbólica e literalmente quadrado e tem o equivalente a três cabeças de altura. Por outro lado, Russel é basicamente oval e redondo.
# Russell tem mais camadas de roupas do que qualquer outro personagem da Pixar − uma camisa, um colete cheio de distintivos, um lenço no pescoço e uma mochila.
# Mais de 450 crianças fizeram teste para o papel de Russell. Jordan Nagai, a voz de Russell, não tinha pensado em fazer o teste para o papel. Ele acompanhou seu irmão, um ator com créditos em comerciais e na televisão e foi convidado no local para fazer o teste.
# Kevin foi o personagem mais difícil quanto ao desenho para o supervisor de personagem Thomas Jordan e sua equipe. O pássaro de quase quatro metros e que não voa é coberto por penas brilhantes que exigiram uma nova abordagem de tecnologia de cabelos e pelos. A equipe considerou as penas como pelos que crescem em ranhuras, o que basicamente se assemelha muito ao próprio cabelo/pelo.
#O próprio diretor do filme é quem fez a voz de alguns dos sons do pássaro Kevin.
# A filha do diretor fez a voz de Ellie jovem no filme. Aos 7 anos, ela foi escolhida para fazer uma gravação demo para o personagem. Embora muitas outras vozes tenham sido consideradas, os cineastas acabaram escolhendo ela para o papel.
# A presença de Ellie permanece ao longo do filme através de um tema musical especial (escrito pelo consagrado compositor do filme Michael Giacchino), e pela cor magenta, que passou a representá-la.
# Quando Muntz serve o jantar para Russell e Carl, Carl na verdade é servido com um prato de escalope de Ratatouille.
# O tempo médio necessário para fazer um único quadro do filme Up – Altas Aventuras foi de cinco e seis horas. Alguns quadros complicados levaram 20 horas. Para cada segundo do filme, são necessários 24 quadros.
# A produção do filme e o desenho de personagem pedia “simplexidade”, uma abordagem simplificada para personagens complexos. Por exemplo: Carl não tem narinas, poros na pele e nem buracos nas orelhas.
# O co-diretor fez a voz de Dug, o cão desajustado de Charles Muntz, que faz amizade com Carl, Russell e Kevin. Ele também é ouvido no filme como Alfa, o líder do bando de cães cuja coleira traduz seus pensamentos em palavras. Anteriormente, ele fez a voz de Roz, a lesma de meia-idade obcecada por burocracia em Monstros S.A. e do sr. Ray, o determinado professor em Procurando Nemo.
# O supervisor estereoscópico Bob Whitehill, que supervisionou os aspectos 3-D de Up – Altas Aventuras, vê o filme como um dos melhores filmes 3-D de todos os tempos. Usando um "grande orçamento" a equipe de 3-D trabalhou para combinar os "pontos de interesse" com os "pontos de convergência" dos cineastas para dar ao filme um outro tipo de pista visual para contar a história, enquanto inseria emoção e dimensão à aventura. A batalha espacial climática, complementada com cães em bimotores é uma das utilizações mais eletrizantes do 3-D.
# O número A113, que se refere à antiga sala de aula de John Lasseter, Brad Bird, Pete Docter e Andrew Stanton na CalArts, aparece em todos os filmes da Pixar. Em Up – Altas Aventuras, A113 é o número da sala na qual Carl é visto no tribunal.
# Na sequência em que a casa de Carl é erguida pela primeira vez, a bola do curta-metragem Luxo Jr. pode ser vista no chão do quarto da menina quando a casa passa pela sua janela.
# O caminhão da Pizza Planet, que foi visto pela primeira vez em Toy Story, faz participações especiais em todos os filmes da Pixar. Em Up – Altas Aventuras, o caminhão da Pizza Planet pode ser visto no cruzamento quando a casa de Carl voa sobre a cidade. Ele também aparece no estacionamento da sorveteria Fentons Creamery no final do filme.
# A sorveteria favorita de Russell no filme recebeu esse nome em homenagem à verdadeira sorveteria Fentons Creamery que fica em Oakland, na Califórnia. O diretor Pete Docter e o produtor Jonas Rivera moram perto e frequentam o restaurante e a sorveteria com suas famílias. Pete Docter, que começou sua carreira como animador, conseguiu encontrar tempo para animar a última cena do filme na qual Carl e Russell estão sentados juntos no meio-fio tomando sorvete. Pete fez a animação de Carl.
# O diretor Pete Docter citou o contador de histórias e escritor da Disney, Joe Grant quando dedicou o filme aos "verdadeiros Carl e Ellie Fredricksens que nos inspiraram a criar nossos próprios livros de aventuras”. Grant fez parte da equipe de 1937 que criou Branca de Neve e os Sete Anões e escreveu Dumbo e Fantasia. O mentor, amigo e fonte de inspiração de Docter e de muitos outros continuou a trabalhar no estúdio Walt Disney Animation até sua morte em 2005, uma semana antes de completar 97 anos.

Aqui no Brasil, o ator escolhido para dar voz ao personagem Carl foi nada mais, nada menos que Chico Anysio. Grande escolha!
Chico deu uma entrevista onde falou a respeito do trabalho:
-"Já fiz dublagens antes, mas era tudo muito incipiente, muito no começo de tudo, na época do Rin-Tin-Tin. Agora foi minha primeira vez fazendo algo desse tamanho e gostei muito do resultado."
Fã dos desenhos da Disney, Chico não pensou duas vezes antes de aceitar o convite para dar voz a Carl: -"Tudo que vem da Disney é lindo, então neste não podia ser diferente. Adoro o filme. A história é tocante, chorei muito quando vi."
Com 78 anos, assim como Carl, Chico vê algumas semelhanças com o personagem:
-"Acho que temos em comum a paciência, a perseverança e a certeza de que as coisas vão dar certo"-resume.
O ator e comediante levou seus filhos e netos para conferirem a pré-estreia do filme no Rio de Janeiro. Confira abaixo as fotos do evento:


Grande Chico!
Ainda trarei mais novidades relacionadas ao filme. Aguardem!!!




2 comentários:

  1. Querem acabar com o orçamento, então segue o link de 15% em filmes e shows na saraiva http://click2.virtualtarget.com.br/index.dma/DmaC...

    ResponderExcluir
  2. http://click2.virtualtarget.com.br/index.dma/DmaC...

    ResponderExcluir