sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CASSETA E PLANETA É CANCELADO PELA GLOBO APÓS 18 ANOS NO AR

Há algumas semanas atrás, eu já havia comentado no "Tomate ou Pipoca?" como o programa Casseta e Planeta estava sem graça e precisando de uma renovação urgente.
Pois bem, parece que não fui só eu a perceber isso e depois de 18 anos no ar, o programa teve seu fim anunciado pela Globo essa semana.

O humorístico, que conta em seu elenco com Hubert, Marcelo Madureira, Hélio de La Peña, Beto Silva, Maria Paula, Reinaldo e Claudio Manuel, deixará de ser exibido na emissora carioca a partir de dezembro, segundo comunicado da Central Globo de Comunicação.

Em nota, a Globo informou que "o grupo sentiu necessidade de pensar em um novo formato e pediu um tempo para trabalhar nisso, pois o compromisso semanal no ar compromete essa tarefa".
O empresário do humorístico, Manfredo Barreto, revelou em entrevista, como os integrantes do programa resolveram parar. "Foi uma decisão em conjunto, mas até eles precisam de um tempo para digerir a ideia".
Barreto também falou sobre o grande tempo em que o grupo trabalhou e da necessidade de reavaliação do trabalho na televisão por parte de cada um dos comediantes. "Sabe o que são 20 anos no ar, com um mês de férias aqui, outro ali? Eles estão precisando desse tempo para descansar, repensar o que querem fazer na TV. Será uma espécie de período sabático".
Agora, os humoristas farão trabalhos independentes e longe da televisão.


Fiquem com esse ótimo texto do Ale Rocha, onde ele fala justamente dessa mesmice que o programa estava e da necessidade de renovação do mesmo e de outros programas. Confira:

por Ale Rocha:

PREGUIÇA EXTERMINOU “CASSETA & PLANETA, URGENTE!”

"A Globo anunciou o fim do “Casseta & Planeta, Urgente!”. O humorístico não estará na grade da emissora em 2011. O cancelamento do programa é uma surpresa. Sim, eu sei que de engraçado ele não tinha nada há muito tempo. Contudo, “Casseta & Planeta, Urgente!” permanecia firme e forte nas terças-feiras da Globo nos últimos anos, mesmo sob fortes críticas.

O fim do humorístico é um claro aviso da Globo às demais produções da emissora: quem continuar sentado eternamente em berço esplêndido vai dançar. Nome consolidado e público cativo não garantem espaço.

A extinção do “Casseta & Planeta, Urgente!” pode ser um despertar da Globo para as novas regras do jogo impostas pelo crescimento da internet. A televisão perderá relevância para ela mesma enquanto se agarrar à tradição. As emissoras estão fadadas a uma profunda crise se não abandonarem os modelos datados e pré-fabricados. A internet ensinou que o usuário pode criar, interagir e recriar seus conteúdos. Ou a televisão aprende a ser ágil, ou vai sobreviver a duras penas, assim como acontece com o cinema, o rádio e a mídia impressa.

O “Casseta & Planeta, Urgente!” foi fruto da união dos responsáveis pela revista “Casseta Popular” e pelo tabloide “O Planeta Diário”, que no final dos anos 1980 faziam sucesso pelo humor anárquico. Em um país com marcas profundas da censura imposta por mais de duas décadas de ditadura militar, eles não tinha pudor em estampar manchetes como: “Depois de ir à China, Sarney irá à merda”.

Estrearam na Globo em 1991, no “Dóris para Maiores”. Atração mensal, atraía a audiência e agradava a crítica pela ousadia. Estavam para o humor da época como o “CQC”, o “Pânico na TV” e o “Furo MTV” estão para a televisão atual.

Em 1998, já com o nome “Casseta & Planeta, Urgente!”, o programa se tornou semanal e começou a flertar com o comodismo e a preguiça. Surgiram os quadros fixos, como as paródias de novelas e os personagens (Seu Creysson, Tabajara Futebol Clube, Mc Ferrow e Mc Deumal, Acarejete Love, entre outros).

Sem concorrência, o “Casseta & Planeta, Urgente!” deitou em berço esplêndido e virou uma espécie de “Zorral Total” ou “A Praça é Nossa” metido a descolado, já que a trupe de humoristas sempre conseguiu manter o prestígio dos tempos da “Casseta Popular” e de “O Planeta Diário”.

Com a chegada de uma nova leva de humorísticos à televisão, a falta de criatividade da atração global ficou exposta. Eles, que há quase duas décadas chegaram à TV de forma anárquica, estavam prestes a ser expulsos por outra turma com a mesma tática.

A Globo segurou por alguns anos, mas quando o Deus da televisão envia seu recado, é melhor acatar. Seu nome? Ibope. “Casseta & Planeta, Urgente!” amargou derrotas humilhantes de audiência, prejudicando a grade da emissora.

O maior golpe aconteceu no último dia 14 de setembro. “Passione” registrou média de 36 pontos, com picos de 41 – um ponto a menos do recorde registrado até então para a trama de Silvio de Abreu. Logo em seguida, começou a transmissão de “Casseta & Planeta, Urgente!”. Em apenas um minuto de exibição, o programa derrubou a audiência da Globo em 14 pontos. A queda vertiginosa prejudicou “A Cura”, série que – no dia – amargou uma derrota no Ibope para “Ribeirão do Tempo”, novela da Record. De atração que deveria fazer rir, “Casseta & Planeta, Urgente!” virou a piada.

Que a regra adotada para o humorístico não seja uma exceção. Está na hora da Globo olhar para outras produções que nada acrescentem a sua programação e que, atualmente, apenas se aproveitam do prestígio do passado. O prazo de validade do “Programa do Jô”, da “TV Xuxa” e da “Turma do Didi” já expirou há muito tempo. É melhor a emissora descartá-los, pois produto estragado mais dia, menos dia, acaba causando indigestão."

PS: Para mim, programas como Zorra Total, Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck, Malhação tem de ser os próximos. E rápido!

Um comentário:

  1. (aquela que vem comentar só tendo lido o título do post....kkk)

    aaah meu deus! sabia não!!!

    mas tb eles já andam sem graça faz tempo..acho bom mesmo dar uma parada..

    ResponderExcluir