quarta-feira, 13 de maio de 2009

DISNEY LANÇA SUA PRIMEIRA PRINCESA NEGRA


“Na terra do sonho americano, Barack Obama derrubou tabus e demonstrou que qualquer um pode conseguir o que quer, e agora a Disney rompe mais uma barreira e dá vida a Tiana, sua primeira princesa negra, que aparecerá para o grande público em dezembro.

Tiana, a primeira princesa da Disney em mais de uma década, se juntará à ilustre lista de nobres criada pelo estúdio, formada por Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, Ariel, Bela, Jasmine, entre outras.

No momento em que os afro-americanos estão ocupando lugar de destaque nos EUA, Tiana será a protagonista de "A Princesa e o Sapo", cuja estreia nos EUA está prevista para 11 de dezembro. A partir dessa data, se descobrirá o romance que a princesa viverá com o príncipe Naveen, que terá a voz, em sua versão original, do brasileiro Bruno Campos.

Como forma de ir preparando o ambiente, os estúdios Disney lançaram em fevereiro uma linha de brinquedos inspirados nos personagens do filme, cuja protagonista terá a voz da atriz e cantora Anika Noni Rose, do filme “DreamGirls”.

"Gosto dos filmes da Disney desde que vi 'Fantasia', 'Bambi' e 'Mary Poppins' quando era pequena", afirmou Rose. "Sempre quis dublar um filme da Disney, desde antes mesmo de saber que queria ser atriz. É um sonho que virou realidade", completou.

"A Princesa e o Sapo" é um conto baseado em "A Princesa Enfeitiçada", um romance para adolescentes escrito por E.D. Baker e que se passa na Nova Orleans da década de 1920.

O filme marca o retorno da Disney aos musicais, com uma trilha sonora de Randy Newman (Oscar em 2002 por "Monstros S.A."), e à animação tradicional.

Tiana é um tipo de princesa diferente. Teve uma infância fácil e não está esperando que chegue alguém e mude sua vida. Tem uma visão e um plano", explicou Rose sobre sua personagem no filme, dirigido por Ron Clements e John Musker.

Na animação, Tiana é uma jovem garçonete e chef talentosa cujo sonho é ser proprietária de um restaurante. Mas sua vida muda ao beijar um sapo e se transformar em rã. Com isso, começa uma viagem para encontrar a cura.

"Trabalhamos de perto com muitos líderes da comunidade negra, de todo o país, para assegurar que estamos fazendo algo de que as famílias afro-americanas se sintam orgulhosas", disse ao jornal "The Washington Post" o diretor criativo dos estúdios Walt Disney, John Lasseter.

Lasseter explicou que foi ideia de Clements e de Musker transformar Tiana em uma princesa negra e ressaltou que ela será uma das heroínas mais "fortes" até o momento da Disney, apesar de a criação do personagem ter nascido com polêmica.

Nos primeiros roteiros elaborados, a princesa se chamava Maddy, abreviatura de Madeleine, e trabalhava como criada de uma família branca, características que alguns relacionaram com o passado e a escravidão.

Inclusive o fato de que seu par no filme, o príncipe Naveen, não ser negro, incomodou em alguns círculos. "Eu não vejo problema", disse Melanie Brown, ex-integrante da banda Spice Girls. "Deveríamos aplaudir as relações inter-raciais e ter uma mentalidade mais aberta", completou.

As princesas da Disney foram o espelho para milhões de meninas e adolescentes desde que, em 1937, a Branca de Neve apareceu pela primeira vez.

Hoje, os estúdios Disney, através da fabricante de brinquedos Mattel, possuem uma linha de desenho, moda e decorações com esses personagens como protagonistas, que deram à companhia lucro de US$ 4 bilhões em escala mundial."

Bom, nem preciso dizer que estou mega empolgado com esse filme pois além da importância histórica de ter pela primeira vez uma princesa negra ele ainda marcará o retorno da Disney ao estilo que consagrou o estúdio. É a primeira animação tradicional do estúdio desde 2004.

Me lembro quando eu assistia aos animados da Disney no cinema( Aladdin, A Bela e a Fera, O Rei Leão...) e eram grandes eventos que lotavam os cinemas. Eu ficava doido pra ir quando sabia do novo desenho que ia estreiar e já ficava alucinado esperando o próximo. Me encantava também pelos traços muito bem feitos e pela beleza e qualidade da animação.

Porém, aos poucos as coisas foram mudando e hoje em dia a moda é a animação 3D. Não que isso seja ruim, ganhamos excelentes filmes como Shrek, A Era do Gelo, Monstros VS.Alienígenas, etc. Mas todo aquele encanto de ver um trabalho bem feito desenhado à mão se foi e deu lugar a outra coisa chamada Computação Gráfica, que é o que estou curtindo muito agora, afinal o tempo anda e nós temos que andar com ele.

Bom, fato é, agora que a computação vem se engajando cada vez mais nos cinemas, a Disney resolveu “inovar” e relembrar o passado matando a saudade dos velhos tempos e mostrando para aqueles que não viram, como é assistir a uma história em 2D e trazendo mais um clássico pra se juntar a sua coleção.

O filme é escrito e dirigido por Ron Clements e John Musker, mesmos criadores de A Pequena Sereia e Aladdin, grandes clássicos do estúdio.

Por conta disso, o filme tem causado muitas controvérsias. Tem gente acusando o estúdio de racista, gente dizendo que a animação tradicional já morreu e outras coisas mais.

Eu estou muito confiante nesse projeto e eu realmente espero que ele consiga trazer de volta a magia que era assistir esses desenhos no cinema.

Pra quem curte ou para quem está curioso ficam aí os 2 pôsteres do filme divulgados até agora (lindos, por sinal) e assistam no YouTube o trailer oficial divulgado na net essa semana, que dá bastante ênfase aos clássicos antigos.


O trailer é maravilhoso, simplesmente lindo! A trilha sonora arrasou, as imagens são épicas, o visual dos personagens maravilhoso, enfim, PERFEITO! Não tem nem o que falar dos posteres, minha emoção é a mesma do trailer...

Agora não me canso de repetir uma frase: A DISNEY ESTÁ DE VOLTA!!! UHUUUU!!!



Um comentário:

  1. Bruno, conserta a parte onde tão os links dos meus blogs, escreve 'blogs amigos' ou algo assim pq tá solto no nada.

    ResponderExcluir